cover
Tocando Agora:

Foto de idoso morto em tornado no Paraná é encontrada a 220 km de distância

Imagem atravessou o estado após destruição total da casa da família em Rio Bonito do Iguaçu

Foto de idoso morto em tornado no Paraná é encontrada a 220 km de distância
Foto de idoso morto em tornado no Paraná é encontrada a 220 km de distância (Foto: Reprodução)

Uma fotografia pertencente a José Gieteski, de 83 anos, que morreu durante a passagem de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, na região central do Paraná, foi encontrada a cerca de 220 quilômetros de distância, em uma lavoura na área rural de São Mateus do Sul, no sul do estado.
A foto, registrada no casamento de Antônio Gieteski, filho da vítima, fazia parte de um álbum que ficava na casa de José. A residência, construída em madeira, foi totalmente destruída pela força dos ventos.


Segundo Antônio, o impacto foi devastador e quase instantâneo.
“O pai estava com a mãe em casa, como de costume. De repente veio o tornado e, em questão de um minuto, um minuto e 20 segundos, foi como se caísse uma bomba na casa deles. A casa dele foi arremessada uns 30 metros. Nesse impulso, ele foi junto e as madeiras caíram em cima. [...] Não ficou uma tábua no lugar.”

A família mora na mesma propriedade, a cerca de 8 km do centro urbano de Rio Bonito do Iguaçu, onde o tornado (que destruiu 90% da cidade) registrou ventos que chegaram a 418 km/h, segundo dados oficiais. A força do fenômeno foi tão extrema que objetos pessoais foram lançados a grandes distâncias, como a foto recém-encontrada.
O reencontro com a imagem só foi possível graças a moradores de São Mateus do Sul. Eles localizaram a fotografia intacta, mesmo após forte chuva, na comunidade de Lageado, e entraram em contato com a família pelas redes sociais.
“Eles falaram que vão nos enviar de volta, o que é muito legal, pois perdemos muitos pertences pessoais, além dos bens”, contou Antônio.

A descoberta se tornou um símbolo da dimensão da tragédia e, ao mesmo tempo, um gesto de solidariedade em meio às perdas enfrentadas pelos moradores de Rio Bonito do Iguaçu.

Comentários (0)